InformativosFique por dentro das novidades
Se você é profissional da saúde e já pensou sobre o assunto, mas ainda não está convencido(a) da ideia de abrir a sua empresa, confira agora alguns pontos determinantes a considerar nesta decisão.
1- Mais oportunidades
Atualmente, cerca de 80% dos profissionais da saúde atuam como Pessoa Jurídica. Não somente pelos bons motivos que serão listados a seguir, mas principalmente pelas oportunidades de trabalho. Isso porque a maioria absoluta das clínicas e hospitais optam por contratar por prestação de serviços, de forma que o médico precisa ter seu próprio CNPJ e emitir Notas Fiscais pela prestação dos serviços. Desta forma, o local se isenta das despesas e obrigações trabalhistas. Mas a vantagem também se estende ao profissional.
2- Lucratividade
A vantagem financeira é evidente. Os impostos que um profissional formalizado deve pagar são consideravelmente menores em relação ao percentual de Imposto de Renda de um profissional que atua como Pessoa Física.
3- Foco no trabalho
Para abrir a sua empresa, você vai precisar do auxílio de um escritório de contabilidade. Dessa forma, poderá delegar funções contábeis que seriam muito difíceis de serem cumpridas por conta própria, diante de uma rotina intensa de consultas, plantões e estudos constantes. Se optar por um escritório contábil especializado, as vantagens só aumentam, pois uma empresa focada na sua área de atuação tem condições de oferecer serviços personalizados e oportunidades mais assertivas.
4- Sua carreira é o seu negócio
Mais do que ser médico, ser um médico empreendedor é uma tarefa desafiadora, sim, mas que também tem muito a oferecer. Pensar na sua carreira como o seu negócio, e não somente como seu sustento, pode te levar muito mais longe como profissional do que você imaginou quando escolheu a profissão.
5- Pensando no futuro
Aqui, estamos falando da realidade de um(a) médico(a) autônomo, que se divide entre consultas e plantões em mais de um local. Se você tem ambições maiores, como abrir a sua própria clínica ou consultório, por exemplo, a vivência com a rotina e os termos contábeis que passam a fazer parte do seu dia a dia enquanto empreendedor individual, serão o primeiro passo para entender os mecanismos de uma empresa maior. Além disso, o seu escritório já terá um histórico para lhe apontar o melhor jeito e momento de investir nisso.
ESCRITO POR
JOSÉ EDUARDO RISSI